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Advocacy: A Chave Para Influenciar Políticas Públicas | A Definição de Advocacy


Imagem de uma mulher falando, com o texto "ConexãoRIG - Definição de Advocacy" em destaque. A imagem provavelmente está associada a uma apresentação ou aula sobre o conceito de advocacy, oferecida pela plataforma ConexãoRIG da Gozetto & Associados.

Advocacy é uma ferramenta poderosa no campo das Relações Institucionais e Governamentais (RIG). Mas o que é advocacy e por que é tão crucial? Vamos explorar esse conceito, entender sua importância e aprender a criar estratégias eficazes para influenciar políticas públicas e promover mudanças sociais.


Por que Advocacy?

Sua importância surge de uma crise de representatividade. Quando a sociedade civil e o mercado não se sentem suficientemente representados pelos mandatários do poder, surge a necessidade de uma nova estratégia. Advocacy oferece uma maneira de levar informações e opiniões aos tomadores de decisão, tornando o processo de tomada de decisão mais abrangente, complexo, transparente e aberto. Afinal, democracia combina com transparência e accountability.


O Que é Advocacy?

Definir advocacy não é simples, pois não existe um consenso universal. Cada organização precisa construir seu próprio conceito de advocacy, alinhado à sua missão, visão e valores. No Brasil, há uma discussão ideológica intensa sobre advocacy, frequentemente associado ao "lobby do bem". No entanto, advocacy e lobby são termos neutros que se referem à defesa de interesses.


Definições de Advocacy

Vamos analisar três definições de advocacy de diferentes organizações para entender melhor esse conceito:


  1. Unicef: Advocacy é o processo deliberado, baseado em evidências sólidas, para influenciar tomadores de decisão e partes interessadas, visando garantir os direitos de mulheres e crianças.

  2. Tearfund: Advocacy significa influenciar decisões políticas e práticas de quem tem poder de decisão, visando combater as causas da pobreza, promover justiça e apoiar o bom desenvolvimento.

  3. Grupo RU: Advocacy refere-se a todas as atividades não violentas e legais projetadas para influenciar políticas, práticas e comportamentos.


Essas definições se complementam, mas cada uma é específica à sua organização.


Construindo um Conceito de Advocacy

Cada organização precisa criar seu conceito de advocacy. Isso depende do contexto histórico, social e das experiências das pessoas que a compõem. Advocacy deve ser alinhado com a missão, visão e valores da organização para gerar impacto social.


Elementos Chave de Advocacy

Ação Política

Advocacy é um tipo de ação política, organizada e planejada, voltada para modificar ou manter políticas públicas. Para não ser confundido com uma simples campanha de sensibilização, advocacy deve trazer a política para dentro do grupo.


Organização e Planejamento

Advocacy deve ser organizado e planejado. Sem isso, torna-se ativismo. A grande diferença entre ativismo e advocacy está na organização, no planejamento e nos objetivos específicos.


Legitimidade e Representatividade

Advocacy não requer mandato político. No entanto, a legitimidade é essencial para conversar com membros do poder público. Engajar e mobilizar a opinião pública é crucial para construir essa legitimidade.


Estratégias de Advocacy

Produção de Conhecimento

Organizações que fazem advocacy precisam ter profundo conhecimento sobre o tema que defendem. Produzir conhecimento é fundamental para obter legitimidade e representar com autoridade os interesses do grupo ou causa.


Engajamento e Mobilização

Engajar vem antes de mobilizar. É preciso mostrar expertise e profundo conhecimento sobre o tema. Campanhas de comunicação são necessárias para dar visibilidade à organização, angariando legitimidade e representatividade para acessar os membros do poder público.


Conclusão

Advocacy é uma ferramenta poderosa para influenciar políticas públicas e promover mudanças sociais. Apesar das controvérsias ideológicas e da associação com o lobby, advocacy é essencial para uma democracia transparente e responsável. Construir um conceito próprio de advocacy, alinhado à missão, visão e valores da organização, é fundamental para gerar impacto social.


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