gozetto_setas_brancas.png

Conheça os candidatos que aderiram á pauta ambiental.

O Congresso em Foco publicou na última quarta-feira (28) o ranking de afinidade dos candidatos à reeleição (Câmara e Senado) com a agenda socioambiental. Por meio de um índice do Painel Farol Verde, o eleitor ficou sabendo quais sãos os congressistas mais identificados com esse tipo de tema. Divulgamos, neste sábado (1), a lista dos candidatos que não têm mandato federal e que aderiram voluntariamente ao Farol Verde, preenchendo uma enquete com seu posicionamento sobre 12 temas relevantes para as pautas de clima e meio ambiente.

O Farol Verde é uma plataforma digital que busca oferecer aos eleitores informações e dados qualificados e confiáveis sobre as opiniões de candidatos à Câmara e ao Senado a respeito das pautas de mudança climática, meio ambiente, direitos socioambientais e sustentabilidade. A iniciativa é do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), do grupo de trabalho Socioambiental da Rede de Advocacy Colaborativo (RAC) e do Instituto Clima e Sociedade (ICS).

A adesão dos candidatos sem mandato no Congresso foi voluntária. Para participar, o concorrente preencheu a enquete e informou suas redes sociais. O eleitor pode verificar, logo abaixo, o que cada candidato respondeu para todas as perguntas. Exemplo de uma questão endereçada aos candidatos: “Sou favorável à política de ‘desmatamento zero’ em todos os biomas brasileiros, porque acredito ser possível manter, e até aumentar, a produção agropecuária atual sem novos desmatamentos, por meio da conversão de pastagens degradadas ou subaproveitadas”. Integram a lista candidatos de 23 partidos. Psol, Rede e PT são as legendas com mais participantes. O PL, do presidente Jair Bolsonaro, cuja política socioambiental é alvo de fortes críticas nacionais e internacionais, não tem nenhum nome na relação.

A enquete tratou de segurança climática e direito à água potável como direito fundamental na Constituição Federal, apoio ao desmatamento zero, maior controle no uso de agrotóxicos, proteção do Cerrado, Amazônia e Mata Atlântica, parcerias para gestão de Unidades de Conservação, proteção da fauna silvestre e proibição de caça, reforma tributária sustentável, consumo consciente, economia verde, dentre outros temas.

O Farol Verde contou com a adesão de 147 candidatos: 137 candidaturas à Câmara federal e dez ao Senado. Somente Maranhão e Tocantins foram os únicos estados a não ter nenhum candidato no projeto.

São 74 homens e 73 mulheres. Entre eles, 93 já assumiram algum cargo de autoridade política, no Legislativo ou no Executivo. Outros 54 são considerados “novatos”, ou não assumiram nenhum cargo político e é a primeira eleição. Na lista há 16 são vereadores, 27 servidores públicos, 18 professores e 11 advogados, dentre outras várias profissões declaradas.

O estado com maior número de candidatos é São Paulo, com 34 nomes, seguido pelo Rio de Janeiro e por Minas Gerais, com 13 cada.

Veja a distribuição partidária dos candidatos que aderiram ao Farol Verde:

Artigo originalmente publicado em 01/10/2022. Acessar: https://congressoemfoco.uol.com.br/area/pais/conheca-os-candidatos-que-aderiram-a-pauta-ambiental/