BLOG

Novo guia norte-americano ensina a fazer lobby em nível subnacional

Em inglês, há dezenas de guias que ensinam os atores sociais a fazer lobby junto aos tomadores de decisão em busca de mudanças nas políticas públicas. Em português, ainda não conheço nenhum guia prático, com uma metodologia estruturada, com passos a seguir...


Existem dois guias que ensinam a fazer Advocacy, um deles é o que escrevi em co-autoria com Renato Morgado. Como no Brasil Advocacy é um termo em disputa e não há consenso sobre as similaridades e diferenças entre os termos lobby e Advocacy, não me atreverei a discutir essa questão em espaço tão limitado.


O objetivo desse artigo é chamar a atenção para o lançamento do guia "How to lobby Alaska State Government" de autoria de Clive Thomas, um grande amigo. Como disse, já há dezenas de guias sobre a temática. No entanto, são raros os que enfocam o processo decisório de governos subnacionais, como é o caso do guia escrito por Clive Thomas. Prático e, ao mesmo tempo rigoroso, esse guia nos auxilia a organizar e implementar uma campanha de lobby, levando em consideração tanto a perspectiva de quem influencia quanto a de quem é influenciado. Outra questão a ser ressaltada, diz respeito ao grau de profundidade com o qual o autor trata da psicologia que existe por traz da construção de um relacionamento entre atores públicos e privados. Para Clive Thomas, um lobista eficaz é aquele capaz de transmitir a mensagem certa sobre o problema certo às pessoas certas, da forma certa e, no momento certo.  Conheço o trabalho de Clive Thomas há muito tempo, desde que iniciei minha pesquisa de doutorado em meados dos anos 2000. Tenho a honra de tê-lo como amigo pessoal. O conheci em 2008, quando ele foi convidado pela CGU para participar de um seminário sobre regulamentação do lobby em Brasília. Entre 2008 e 2014, Clive visitou o Brasil mais 3 vezes, participando de congressos acadêmicos, atuando como professor visitante no programa de Pós-Graduação em Ciência Política da USP-EACH, ao dividir a disciplina "Interesses organizados" com Wagner Pralon Mancuso. Nesse período, estreitamos nossos laços e projetos conjuntos, o que resultou em duas publicações em co-autoria. Deixo as referências abaixo. Acredito que carecemos de um guia prático como esse, que apresente aos profissionais de RIG uma metodologia estruturada para organizar e implementar uma campanha de lobby e que leve em consideração as peculiaridades de nosso sistema político partidário... Espero que o guia escrito pelo querido Clive possa nos servir como inspiração!

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo

Entre em contato conosco e saiba como podemos potencializar os resultados da sua organização. 

+55 11 98111 2451

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

Copyright © 2020 Gozetto & Associados. Todos os direitos reservados