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Relações Governamentais como fator de competitividade

Resumo A busca pelo incremento de sua competitividade é um desafio central para as empresas. Decisões governamentais desinformadas podem ter forte impacto sobre esta questão. Faz-se, portanto, fundamental o monitoramento constante de tendências regulatórias e legislativas, além de um esforço organizado para, quando oportuno, contribuir direta ou indiretamente com o processo decisório que abarca a elaboração de políticas públicas. Ao buscar a sustentabilidade de seus negócios, as empresas estão contribuindo com o bem público, na medida em que apoiam o crescimento econômico, a geração de empregos, a coleta de impostos e, consequentemente, o desenvolvimento do país. Para gerar vantagem competitiva não é suficiente acompanhar, processar e sistematizar as ações do governo. É pre-ciso, sobretudo, erigir uma relação de confiança mútua com o governo, sedimentando um canal de comunicação de mão dupla com seus representantes legítimos, elaborando, assim, uma estratégia de relações governamentais. O objetivo desse trabalho é apresentar lobby e Advocacy, dois elementos chave das relações governamentais e esclarecer a sua forma de operação. Para isso, esclarece-se como uma área de relacionamento com o governo deve ser estruturada e descreve-se as estratégias e táticas à disposição das organizações que desejam estar aptas a identificar oportunidades, antecipar riscos e contribuir para a construção de um ambiente de negócios favorável. Conclui-se que as empresas que ainda não entenderam o papel crucial das relações governamentais para a sustentabilidade de seus negócios correm sérios riscos, podendo deixar de existir ou potencialmente entrar em declínio.

Artigo publicado em Cadernos Adenauer XIX (2018) nº 2.

Para ler o artigo, baixe o PDF aqui.

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