top of page
gozetto_setas_brancas.png

BLOG

Alinhamento em Relações Governamentais: a etapa do planejamento estratégico

Saber para onde ir e como chegar. São definições que precisam estar claras em qualquer trajetória. No mundo corporativo, nem sempre esses pontos estão claros dentro da estratégia. O resultado dessa indefinição é a preponderância da inércia, na qual a estratégia, em vez de conduzir, passa a ser conduzida pelos eventos.

Quando falamos em alinhar à estratégia de Relações Institucionais e Governamentaisà estratégia de negócios da organização, consideramos que para que a área de RIG se torne protagonista ou se mantenha ocupando esse espaço é essencial investir tempo, dinheiro e energia para instrumentalizar sua gestão. A sua instrumentalização passa pela inserção de processos de planejamento estratégico seguidos do necessário alinhamento entre as estratégias de negócios e de RIG.

É evidente que planejar é um processo complexo. O seu êxito depende de quão qualificadas são as informações que a organização possui sobre sua estrutura organizacional e cultura corporativa; seus processos de gestão e tecnologias; indivíduos e papéis que exercem e sobre as estratégias já adotadas e em adoção. A todas essas variáveis, soma-se a análise rigorosa de fatores externos de âmbito social, político, econômico e tecnológico.

Além da grande quantidade de informações para coletar, processar e levar em consideração durante o processo, problemas de comunicação, perda de recursos ou de comprometimento podem ser obstáculos difíceis de superar.

Esses obstáculos podem ser apontados como os motivos pelos quais muitas organizações de médio e grande porte, apesar de reconhecerem o planejamento estratégico como muito importante para o sucesso do negócio, ainda não trabalham orientadas por um plano do tipo**. Isso quer dizer que elas realizam o planejamento estratégico, mas como não fazem o alinhamento estratégico não são capazes de operacionalizar o planejamento estratégico. Ele acaba se tornando algo meramente formal.

O processo de alinhamento estratégico é tão complexo quanto o processo de planejamento estratégico em si. Assim como acontece com o planejamento estratégico, o alinhamento estratégico exige a construção de uma metodologia específica e pode ser elaborado em diversos níveis. Dois deles são essenciais: a integração operacional e a integração gerencial.

Integração operacional significa elaborar planos operacionais de negócios e de RIG, o que abrange as estruturas e os processos organizacionais que usam RIG como suporte. Para isso, o plano estratégico de RIG deve seguir as definições do plano de negócios.

Já com a integração gerencial, busca-se adequar os objetivos de RIG às estratégias, objetivos e competências fundamentais do negócio. Para isso, são mapeadas as informações diretamente relacionadas com as estratégias de negócio e que suportam os objetivos de negócios, o que contribui para a identificação de novas oportunidades e na obtenção de vantagens competitivas.

Com a integração operacional e gerencial definem-se as variáveis de adequação estratégica, de integração funcional e de consistência entre o que foi planejado e descrito tanto no plano de negócios quanto no plano estratégico de RIG. Só assim é possível seguir em frente.

Essa caminhada parece exaustiva, mas deixo aqui uma dica prática.

Para certificar-se de que se obteve o tão almejado alinhamento estratégico na etapa da formulação do planejamento estratégico, garanta que:

  • A missão descrita no plano de negócios da organização e no plano estratégico de RIG estejam fortemente vinculadas entre si;

  • As estratégias e plano de RIG estejam bem documentados;

  • O plano de negócios defina as necessidades de RIG e vice-versa;

  • O plano de negócio e de RIG defina as priorizações de ações;

  • O nível gerencial da organização participe ativamente do planejamento de RIG;

  • A alta liderança seja educada para a importância de RIG.

Agora, podemos partir para a discussão acercado alinhamento estratégico na etapa de implementação do processo de planejamento estratégico, objeto do próximo artigo. Até lá!

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Câmara aprova projeto de lei que regulamenta o lobby

Lobby é a atividade de tentar influenciar políticos para a aprovação de demandas de interesse. A Câmara dos Deputados aprovou, nesta 3ª feira (29.nov), o projeto de lei que regulamenta a prática de lo

bottom of page