A arte de persuadir

No último artigo apresentei 10 táticas infalíveis para influenciar, descritas por Stephanie Vance em seu livro “The Influence Game”. Essas táticas são fruto da sistematização de tudo o que a autora aprendeu sobre persuasão eficaz nos 25 anos em que trabalhou em Washington D.C. Nesse artigo, compartilho mais 10 táticas e teço breves comentários sobre cada uma delas, para te inspirar. Vamos conferir? 1. Elencar os recursos necessários para empreender a sua campanha de relações governamentais

• O tomador de decisão atende centenas de pessoas por semana, como fazer para que ele preste atenção a sua demanda?

2. Definir quais alianças são possíveis, inclusive com seus inimigos

• Teste sua capacidade de persuasão ao tornar um inimigo em parceiro!

3. Ter claro qual é o seu objetivo real, mas não o apresentar inicialmente

• Encontre uma forma criativa de apresentar sua demanda, sem deixar claro, em um primeiro momento, que será necessário aumentar o gasto público, por exemplo.

4. Levar uma mensagem específica, pessoal, informativa e oportuna aos tomadores de decisão

• Seu foco não deve estar apenas em sua demanda. Pergunte-se: no que os tomadores de decisão estão interessados?

5. Incluir argumentos emocionais que enfoquem interesses pessoais do tomador de decisão

• Descubra o que causa insônia ao tomador de decisão

6. Tornar pessoal a mensagem que será encaminhada ao tomador de decisão

• Não importa o meio (e-mail, telefonema, ofícios, mídias sociais) torne isso pessoal, endereçando a mensagem ao tomador de decisão. Spam não vale.

7. Descrever os recursos que você possui para “trocar” tanto com os seus aliados e inimigos quanto com os tomadores de decisão

• Considere compartilhar recursos humanos, técnicos e de gestão em uma coalização

8. Formular sua estratégia de ação

• Você pode se mover em qualquer direção, como em um jogo de xadrez. Quem é a sua Rainha?

9. Avaliar o que fará caso obtenha sucesso

• Você já ouviu a frase “Cuidado com aquilo que deseja?”

10. Sempre dizer obrigado

• Parece óbvio, mas nem tanto

Quer conhecer as outras 30 táticas infalíveis descritas por Stephanie Vance? Acesse: https://www.amazon.com.br/Influence-Game-Insider-Washington-Lobbying/dp/1118271599